Após SP, deputado do Rio apresenta projeto contra as trans no esporte

MatériaMais Notícias

da bet nacional: O deputado estadual Rodrigo Amorim (PSL-RJ) apresentou nesta sexta-feira o Projeto de Lei 331/19, que estabelece o sexo biológico como único critério para definição de gênero de competidores em partidas esportivas no Estado do Rio de Janeiro. Trata-se da mesma mensagem contida na proposta do deputado estadual Altair Moraes (PRB-SP), protocolado na terça-feira, em São Paulo. O texto de Amorim terá de passar pela Assembleia Legislativa do Rio.

As propostas acontecem em meio ao caso do ponteira/oposto Tifanny, primeira trans a atuar na Superliga feminina, em seu time atual, o Sesi Bauru, que disputa a semifinal do torneio e tem a jogadora como destaque.

Deputado estadual mais votado do estado na última eleição e marcado por outra polêmica, ao destruir uma placa de rua em homenagem à vereadora Marielle Franco (Psol), Amorim argumenta que a principal questão é a diferença na condição física entre homens e mulheres. Ele diz que a competição entre gêneros opostos é “no mínimo desigual e as mulheres saem em grande desvantagem”.

continua após a publicidadeRelacionadasVôleiCuiabá e Brasília receberão Brasil na Liga das Nações masculina de vôleiVôlei04/04/2019VôleiFiat/Minas confirma primeiros reforços para a temporada 19/20Vôlei04/04/2019Galeria PremiumRelembre o caso Tifanny, primeira atleta trans a disputar a SuperligaGaleria Premium03/04/2019

da imperador bet: “Cada indivíduo sabe de sua própria condição sexual e isso não está em questão. Porém, competições esportivas precisam de equidade. As mulheres conquistaram ao longo de um século inteiro essa equidade em competições, e agora essas conquistas estão em risco”, escreveu o deputado em suas redes sociais.

Ele também mencionou um artigo da ex-jogadora Ana Paula, bronze em Atlanta-1996, na revista Crusoé, para reforças sua tese.

“João Granjeiro, médico coordenador da Comissão Nacional Médica da Confederação Brasileira de Vôlei, já declarou ser contra a participação da atleta trans na Superliga feminina. Sou solidária em relação às batalhas que transexuais precisam travar para que seus corpos estejam melhor alinhados com o que desejam. Seus desafios pessoais são inimagináveis para mim. É importante respeitarmos a identidade sexual de trans e abraçá-los na sociedade, mas no campo esportivo é difícil ignorar a identidade biológica que possui uma composição óssea e muscular masculina, além de coração e pulmão maiores com superior capacidade cardiorrespiratória”, diz o relato.

Atualmente, Tifanny tem a liberação da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) para atuar na Superliga, uma vez que segue os parâmetros determinados pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), como o controle de testosterona. Mas existe há um ano uma comissão de estudos em andamento na Federação Internacional de Vôlei (FIVB) para estudar a participação de atletas transexuais no vôlei, o que impede sua convocação para a Seleção Brasileira.

A atleta está concentrada na semifinal da Superliga. Após perder o primeiro jogo da série para o Dentil/Praia Clube por 3 a 0, o Sesi Bauru tentará igualar o confronto na segunda-feira, às 19h, em Uberlândia. Se o time mineiro vencer novamente, se classifica para a decisão, contra Itambé/Minas ou Osasco/Audax.

Related Posts

Grêmio avança por atacante do Junior Barranquilla

MatériaMais Notíciasda bet vitoria: O Grêmio avançou na contratação do atacante José Enamorado, do Junior Barranquilla-COL. O jogador de 26 anos aguar

Quando será o próximo jogo do Brasil no basquete pelas Olimpíadas?

MatériaMais Notíciasda heads bet: Após a derrota por 86 a 73 para a Alemanha nesta terça-feira (30), pelo segundo jogo nas Olimpíadas, o basquete masc

You Missed

Quando será o próximo jogo do Brasil no basquete pelas Olimpíadas?

Grêmio avança por atacante do Junior Barranquilla

A repercussão da épica classificação do Barça na imprensa internacional

Latinha de cerveja quebra taça da World Series na festa do Red Sox

Zagueiro da base do Vasco se emociona ao ver camisa no vestiário

Tiger Woods é processado por morte de um funcionário de seu restaurante

Game
Register
Service
Bonus