Especial 2007: as polêmicas e o declínio do time que encantou

MatériaMais Notícias

da fezbet: Há quem diga que a revolta de Carlos Augusto Montenegro, então vice-presidente de futebol, após a eliminação para o River Plate na Copa Sul-Americana, tenha abalado o Botafogo em 2007. Porém, muita coisa além daquela bronca homérica aconteceu naquele ano que impediu o time de ser campeão, além de ter encantado o país com o futebol apresentado naquela temporada. A quinto e última reportagem da série especial sobre o “Carrossel Alvinegro” lembra as polêmicas e o declínio daquela equipe.

Um fator primário que resultou em problemas em jogos do início ao fim do ano foi o alto número de gols sofridos. Se o ataque era avassalador (1,95 gol/jogo), a defesa deixou muito a desejar: a média foi de 1,45 gol sofrido por partida. Tanto que a posição de goleiro viveu drama com falhas de todos que entraram em campo, e em momentos cruciais como a final estadual e a semifinal da Copa do Brasil. Outro exemplo é Juninho, zagueiro que ficou conhecido muito mais pelas cobranças de falta do que pelo poder de marcação.

O elenco reduzido também dificultou os trabalhos de Cuca. Porém, foi um tempo de vacas mais magras do que atualmente, e do qual Bebeto de Freitas, presidente do clube à época, tem uma visão macro. O ex-mandatário entende que os bons momentos superam os problemas daquela época.

– Faltou um pouco de tudo porque era o momento que o clube vivia. Faltou sustentação financeira, um monte de coisas. De todas as formas, estávamos tocando o barco para frente. Não quero entrar no mérito porque acho diferente. Olho o que aquele grupo trouxe, e o botafoguense voltou a sofrer com o clube. Isso está na nossa alma, é importante. O botafoguense estava indiferente. Aquele grupo nos trouxe de novo o sofrimento, e quem é botafoguense sabe do que eu estou falando – afirma Bebeto.

Mas houve também o imponderável. Dodô teve um ano fantástico, foi o artilheiro da equipe com 34 gols, mas foi pego no exame antidoping do dia 14 de junho (vitória por 4 a 0 sobre o Vasco, pelo Campeonato Brasileiro). Até hoje ele nega, diz não saber como fez uso da substância proibida fenproporex. O clube, na época, também não se entendeu culpado.

O jogador foi suspenso pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), depois absolvido e, após recurso da Fifa, já em 2008, defendendo o Fluminense, acabou suspenso definitivamente. Porém, o ambiente alvinegro naquele segundo semestre de 2007, acabou comprometido. Pelo menos assim entende Manoel Renha, dirigente naqueles tempos e nos tempos atuais.

– O episódio do Dodô foi um negócio… ficou um clima muito ruim depois daquela suspensão que até hoje ninguém entende. Foi um negócio muito estranho. Eu ficava com a nutricionista da época medindo cafeína… a partir dali desandou. Era um grande time. Dava muito gosto de ver – recorda Renha.

Cuca era o treinador do Botafogo na época e concorda com os problemas já elencados. Até porque houve contratações feitas no meio da temporada que não deram certo, como Athirson. E além de Dodô, referência daquele ataque, um líder do meio-campo também pegou gancho no segundo turno do Campeonato Brasileiro.

– O Dodô, sim. Estávamos líderes absolutos e o elenco era curto. Se tivéssemos um grande elenco seríamos campeões. Perdemos o Dodô e não se esqueça que perdemos o Túlio também, num jogo contra o São Paulo, no Maracanã – lembra Cuca.

RelacionadasBotafogoEspecial 2007: Criador do ‘Ninguém Cala’ hoje trabalha no LANCE!Botafogo06/09/2017BotafogoEspecial 2007: Cuca e a relação de amor explícito com o BotafogoBotafogo05/09/2017BotafogoEspecial 2007: a beleza, a tática e o auge do Carrossel AlvinegroBotafogo04/09/2017

Related Posts

Grêmio avança por atacante do Junior Barranquilla

MatériaMais Notíciasda bet vitoria: O Grêmio avançou na contratação do atacante José Enamorado, do Junior Barranquilla-COL. O jogador de 26 anos aguar

Quando será o próximo jogo do Brasil no basquete pelas Olimpíadas?

MatériaMais Notíciasda heads bet: Após a derrota por 86 a 73 para a Alemanha nesta terça-feira (30), pelo segundo jogo nas Olimpíadas, o basquete masc

You Missed

Quando será o próximo jogo do Brasil no basquete pelas Olimpíadas?

Grêmio avança por atacante do Junior Barranquilla

A repercussão da épica classificação do Barça na imprensa internacional

Latinha de cerveja quebra taça da World Series na festa do Red Sox

Zagueiro da base do Vasco se emociona ao ver camisa no vestiário

Tiger Woods é processado por morte de um funcionário de seu restaurante

Game
Register
Service
Bonus